Hexaplex chicoreum


Hexaplex chicoreumO tamanho deste exemplar é de 10.2 cm, tamanho médio, já que se encontram exemplares entre os 5 e os 15 cm.




Lambis Scorpion


Lambis Scorpion 


Este exemplar é proveniente das Filipinas , e mede 16.4 cm, tal como a Murex pecten, é muito difícil de encontrar com os espinhos intactos.
As fêmeas costumam ter os espinhos maiores que os machos, os juvenis não têm espinhos.

Aqui fica a foto do meu exemplar:




Murex Pecten


Murex pecten

Esta espécie não é muito rara, mas é difícil de encontrar com os espinhos intactos. O Meu exemplar não aparenta ter espinhos partidos e tem 12.1 cm justamente o tamanho médio.

Aqui ficam algumas fotos do meu exemplar:








Quartzo Vermelho


Quartzo:
É um dos minerais mais comuns na crosta terrestre. Tem a sua origem no magma e cristaliza a partir de temperaturas elevadas (1200-750°C) até temperaturas mais baixas (300-200°C). Existem duas formas polimorfas do quartzo: o Quartzo α, estável até aos 573°C, e o quartzo β estável desde os 573°C até aos 870°C; acima desta temperatura transforma-se em tridimite (Hexagonal). O quartzo também se forma por transformação do esqueleto silicioso de alguns organismos.
Encontra-se tanto em cristais, alguns de enormes dimensões, como em massas compactas formadas por cristais microscópicos (ágata, diásporo e cornalina). As variedades puras (cristais de rocha ou Hialinos) são incolores, a presença de matérias ou iões dá origem a variadas cores, tais como o roxo (Ametista), Amarelo (Citrino), Rosa (Quartzo Rosa) Branco, (Quartzo Leitoso) entre muitas outras.
Os cristais são principalmente prismáticos, terminados por dois romboedros que simulam uma bipirâmide hexagonal. São comuns os cristais que contêm bolhas gasosas, líquidas ou outros materiais dispostos em forma característica. O Quartzo apresenta uma grande dureza, é leve, sem esfoliação, com fratura ao longo de superfícies irregulares esféricas e curvas (fratura concóide). É infusível e insolúvel em ácidos, á exceção do fluorídrico. É piezoelétrico.
É um mineral de grande importância industrial pela sua propriedade piezoelétrica, de polarização e permeabilidade á radiação ultravioleta. Por estes motivos utiliza-se na construção de manómetros especiais, geradores de impulso, ressoadores e estabilizadores de ondas, prismas e lentes para espectrografia e relojoaria. Também se usa na industria do vidro, dos esmaltas, de materiais abrasivos e refractários. Algumas variedades são utilizadas com pedras ornamentais e gemas.
Pode encontra-se praticamente em qualquer lugar da terra, mas os cristais mais famosos, pelas suas dimensões procedem de Minas Gerais (Brasil). Em Espanha abunda em várias localidades, entre outras na Cabrera (Madrid).

Classe: IV – Óxidos
Formula Química:  α-SiO₂
Sistema: Trigonal
Dureza: 7
Densidade:2,65
Traço: Branco






Aqui fica um exemplar de quartzo vermelho que adquiri recentemente:





Pormenor