Características dos minerais: Cor

Características dos minerais: Cor

Entre todas as propriedades de um mineral, a cor, é talvez, aquela que mais chama a nossa atenção. Esta característica deve ser observada à luz natural, numa superfície recém-partida, pois existem casos em que a coloração se altera ao longo do tempo (por exemplo a oxidação das olivinas).

Os minerais coloridos podem se dividir em duas categorias: Os idiocromáticos / monocromáticos, que apresentam uma cor própria que nunca se altera, neste caso a sua risca mantem sempre a mesma cor, por exemplo o amarelo do enxofre, o verde da malaquite e o azul da azurite.
 

São alocromáticos aqueles cuja coloração varia, nestes minerais a cor da sua risca apresenta variações e frequentemente não se assemelha à da amostra, posso referir, o quartzo, as turmalinas, a calcite, a fluorite e o berilo.
Os minerais que são constituídos por elementos que não lhes dão qualquer tonalidade, são designados por incolores.

A maioria dos minerais deve a sua cor à presença de impurezas metálicas, das quais as mais importantes são: o crómio, o manganês, o ferro, o cobre e o titânio. O crómio origina o vermelho do rubi e o verde da esmeralda, o manganês o cor-de-rosa da rodonite, o titânio o azul das safiras e o cobre o verde da malaquite.

Existem alguns casos em que a exposição a certas temperaturas, à coloração artificial ou à irradiação de raios gama ou X, muda a cor inicial de um determinado mineral, por exemplo, a exposição da ametista a uma temperatura elevada dá-lhe uma tonalidade amarela, muito parecida com a do quartzo citrino, ou, a coloração fabricada das ágatas para lhes dar tonalidades rosas e roxas.



Continuação:
1- O que é um mineral?
2- Características dos minerais: Dureza e escala de Mohs
3- Características dos minerais: Risca ou traço

4- Características dos minerais: Brilho
5- Características dos minerais: Cor
6- Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico
7- Características dos minerais: Clivagem e Fratura  

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »