O que é um Fóssil?

O que é um fóssil?

A palavra fóssil deriva do latim fossilis que significa “desenterrado”.
Fóssil é todo e qualquer resto ou vestígio de seres vivos, animais ou vegetais, que viveram em épocas passadas e que são contemporâneos da génese de rochas onde se encontram.
Podem consistir em ossos, conchas, madeiras, assim como impressões deixadas por qualquer organismo, como as pegadas, rastos ou folhas. Também podem ser denominados como fósseis os moldes naturais de organismos, os seres que ficaram aprisionados dentro de âmbar, os ovos e os excrementos de animais desaparecidos.

As dimensões dos fosseis variam entre os ossos e troncos que podem atingir os vários metros de comprimento até às minúsculas algas e seres microscópicos, denominados de microfósseis, que só podem ser identificados com a utilização de um microscópio.


Utilidade dos fósseis:

Até finais do século XVIII, os fosseis eram considerados pouco mais que curiosidades, a sua utilidade prática só foi descoberta em 1796, pelo inglês William Smith, que ao recolher fósseis de diferentes estratos rochosos, observou que cada camada continha diferentes espécies. Nos 150 anos que se seguiram os estudos sobre fósseis, feitos pelo mundo inteiro, nas respetivas camadas onde foram encontrados, permitiram conhecer a idade das mesmas. Pela sua parte, os fosseis vegetais têm permitido conhecer e determinar, com pormenor, as diferentes variações climáticas ocorridas no nosso planeta.
Por fim, o estudo de certos fosseis, permite-nos conhecer a evolução de diversos seres vivos e consequentemente as alterações que foram sofrendo ao longo do tempo.

  
Continuação:
1- O que é um fóssil? 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »