Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico



Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico 

Os minerais têm pesos variáveis podendo ser extremamente pesados ou leves, por exemplo, um fragmento de calcite é bastante mais leve que um de pirite do mesmo tamanho (logicamente, esta diferença entre amostras só pode ser corretamente comprovada se ambas possuírem as mesmas dimensões).



A densidade de um mineral é a relação entre o seu peso/volume (expressa em gramas por centímetro cúbico), sendo sempre a mesma (dentro de certos limites), seja qual for o tamanho do exemplar, por exemplo, caso um espécime tenha uma densidade conhecida de 9, isso significa que um cubo de 1 centímetro de aresta desse mineral pesa exatamente 9 gramas.

O peso específico de um mineral depende tanto da sua estrutura como da sua composição química, é mais pesado o mineral cujas partículas estão mais próximas, por exemplo, o diamante tem uma densidade de 3,5 e a grafite 2,2 sendo ambas formas de cristalização do mesmo elemento, o carbono.

A densidade de quase todos os minerais é superior a 1, sendo assim mais pesados que a água (densidade de 1 a uma temperatura de quatro graus Celcius), e na maioria dos casos varia entre um valor de 2 e 4. São bastante mais pesados a barite, os minerais metálicos (Ex hematite) e os metais nativos (Ex o ouro, a platina e o chumbo).

Para calcular o peso específico de qualquer material deve-se usar a fórmula: Densidade=Massa/Volume
As formas mais conhecidas com que se determina a densidade são o picnómetro ou a balança de Westphal.





Continuação:
1- O que é um mineral?
2- Características dos minerais: Dureza e escala de Mohs
3- Características dos minerais: Risca ou traço

4- Características dos minerais: Brilho
5- Características dos minerais: Cor
6- Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico
7- Características dos minerais: Clivagem e Fratura 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »