Características dos minerais: Brilho

Características dos minerais: Brilho

O brilho de um mineral é o modo como este reflete a luz natural. Esta propriedade depende de numerosos fatores, entre os quais os índices de refração, a absorção da luz e a forma da superfície a ser examinada (pode ser lisa ou rugosa). Na observação desta propriedade, apenas se consideram superfícies inalteradas e, se possível, obtidas por fratura recente, isto porque, faces antigas ou sujas podem induzir em erro.

Consideram-se dois tipos fundamentais de brilho: o brilho metálico / submetálico e o brilho não metálico.

O brilho metálico assemelha-se ao brilho de metais polidos e é característicos de minerais opacos, deste grupo fazem parte os elementos nativos e grande parte dos sulfuretos (exemplo o ouro, a pirite e a calcopirite e a galena), o brilho submetálico assemelha-se ao metálico mas não têm tanta intensidade (exemplo a cromite, a cuprite e a hematite).

Dentro do conjunto de brilhos não metálicos, consideram-se vários tipos, cuja denominação é baseada na sua comparação com materiais conhecidos do dia-a-dia, consideram-se:

Brilho vítreo: corresponde a um simples vidro (quartzo, grande parte dos sulfatos, carbonatos, silicatos, haloides, fosfatos, óxidos e hidróxidos)
Brilho resinoso: tal como a resina ou alcatrão recém-espalhado (rosalgar).
Brilho sedoso / acetinado: assemelha-se ao brilho da seda, resulta especialmente de estruturas finas e fibrosas (gipsite, olho de tigre).
Brilho nacarado: faz lembrar o brilho das perolas ou a parte inferior de algumas conchas (micas, gesso e talco).
Brilho adamantino: como o de um diamante lapidado (diamante, rutilo, blenda).
Brilho gorduroso: como o brilho de uma mancha de gordura (halite sal-gema).

Como a quantidade de brilhos existentes é enorme referi os mais comuns e utilizados, sendo que, existem diversos brilhos menos conhecidos, como, o terroso da limonite, o húmido da criolite, o ceroso do jade, entre outros.



Continuação:
1- O que é um mineral?
2- Características dos minerais: Dureza e escala de Mohs
3- Características dos minerais: Risca ou traço

4- Características dos minerais: Brilho
5- Características dos minerais: Cor
6- Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico
7- Características dos minerais: Clivagem e Fratura  

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »