Características dos minerais: Clivagem e Fratura
A clivagem é a propriedade que certos minerais apresentam ao serem divididos em fragmentos segundo certos planos definidos (chamados planos de clivagem).
Um mineral pode apresentar superfícies de clivagem planas e lisas, numa só direção, ou em várias, originando nesta ultima corpos geométricos regulares. A galena, por exemplo, fragmenta-se em pequenos cubos, ao passo que a calcite se divide em pequenos romboedros.
A clivagem pode ocorrer em diferentes graus, variando entre perfeita a imperfeita, podendo alguns minerais não apresentar qualquer tipo de clivagem.
Para examinar a clivagem de um mineral deve-se observar uma superfície recém-partida e procurar por planos regulares de clivagem, pode-se utilizar um goniómetro para determinar o ângulo.
Por fratura entende-se toda e qualquer superfície que ao ser fracionada não o faz de maneira regular e constante, por exemplo, o quartzo (fratura concoidal) e o ouro (fratura serrilhada). É suscetível que haja uma certa dificuldade em reconhecer o tipo de fratura de um mineral que possua uma clivagem muito boa.
Continuação:
1- O que é um mineral?
2- Características dos minerais: Dureza e escala de Mohs
3- Características dos minerais: Risca ou traço
4- Características dos minerais: Brilho
5- Características dos minerais: Cor
6- Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico
7- Características dos minerais: Clivagem e Fratura
1 comentários:
Write comentáriosmuito bom, me ajudou bastante...
ReplyEmoticonEmoticon