Características dos minerais: Clivagem e Fratura


Características dos minerais: Clivagem e Fratura

A clivagem é a propriedade que certos minerais apresentam ao serem divididos em fragmentos segundo certos planos definidos (chamados planos de clivagem).

A clivagem dos minerais cristalinos é uma consequência da regularidade da sua estrutura atómica, as características que a definem são a direção, a qualidade e a maior ou menor facilidade com que se produz.
Um mineral pode apresentar superfícies de clivagem planas e lisas, numa só direção, ou em várias, originando nesta ultima corpos geométricos regulares. A galena, por exemplo, fragmenta-se em pequenos cubos, ao passo que a calcite se divide em pequenos romboedros.
 


A clivagem pode ocorrer em diferentes graus, variando entre perfeita a imperfeita, podendo alguns minerais não apresentar qualquer tipo de clivagem.  

O ângulo de clivagem pode ser utilizado para diferenciar certos minerais, por exemplo, em quanto que as anfíbolas apresentam um ângulo de clivagem de 120 graus, as piroxenas apenas exibem um ângulo de 90 graus.
 

Para examinar a clivagem de um mineral deve-se observar uma superfície recém-partida e procurar por planos regulares de clivagem, pode-se utilizar um goniómetro para determinar o ângulo.

Por fratura entende-se toda e qualquer superfície que ao ser fracionada não o faz de maneira regular e constante, por exemplo, o quartzo (fratura concoidal) e o ouro (fratura serrilhada). É suscetível que haja uma certa dificuldade em reconhecer o tipo de fratura de um mineral que possua uma clivagem muito boa.





Continuação:
1- O que é um mineral?
2- Características dos minerais: Dureza e escala de Mohs
3- Características dos minerais: Risca ou traço

4- Características dos minerais: Brilho
5- Características dos minerais: Cor
6- Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico
7- Características dos minerais: Clivagem e Fratura 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
quarta-feira, 20 junho, 2018 delete

muito bom, me ajudou bastante...

Reply
avatar