O que é a fossilização: Condições de fossilização

O que é a fossilização: Condições de fossilização

Por fossilização denomina-se o conjunto de fenómenos físicos, químicos e biológicos que permitem a formação de fosseis. No entanto, este é um fenómeno raro, que apenas ocorre quando se verificam condições específicas. Estas condições podem ser inerentes ao meio ambiente ou intrínsecas ao próprio ser vivo.

Condições inerentes ao meio

Para que a fossilização ocorra é necessário que, após a morte do ser vivo, sobre ele se forme um depósito que o isole do ambiente, impedindo a sua destruição (ingestão por animais necrófagos, decomposição, oxigenação, exposição a agentes corrosivos, entre outras). É esta a razão da existência de grande número de fósseis marinhos e da escassez de fosseis terrestres.

A qualidade do depósito que recobre o ser é também condicionante da fossilização. Quanto mais fina e impermeável esta for, mais fácil será a fossilização. Um depósito grosseiro e permeável dificulta a fossilização.

As temperaturas médias e a humidade ao facilitarem as ações microbianas, dificultam a fossilização. Temperaturas baixas e clima seco facilitam a fossilização, na medida que impedem as ações microbianas.


Condições inerentes ao ser vivo  


A fossilização é tanto mais fácil quanto mais rico for o ser vivo em substancias minerais, tais como: sílica, sais de cálcio, etc. Os ossos, dentes e conchas, fornecem os melhores fosseis. 

Unhas, pelos, penas e chifres, constituídos por ceratina (substancia orgânica) raramente se conservam. As partes moles só em casos excecionais deixam impressões reconhecíveis. Quando tal acontece, o fóssil é do mais alto interesse, pois fornece informações mais precisas sobre a constituição do ser.







Continuação:
1- O que é um fóssil? 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »