Mina de Neves Corvo



A Mina de Neves-Corvo é uma exploração de Cobre e zinco, que se situa no concelho de  Castro Verde, no distrito de Beja,  foi descoberta em 1977, mas a sua exploração só começou em 1988, actualmente extrai 75Mil toneladas de minério de cobre por ano.


Aqui ficam alguns exemplares de pirite e zinco que pertencem á minha colecção:


Pirite
É comum nas rochas magmáticas, vulcânicas, sedimentares e metamórficas. Encontra-se em filões de quartzo hidrotermais de temperatura média-baixa sozinha ou associada com o ouro (pirite aurífera). Como mineral de origem sedimentar, substitui fosseis ou forma nódulos de diâmetro diferente. É dura, muito pesada, frágil,  com brilho metálico e pó preto – esverdeado. A cor constante é a amarela mais ou menos escura, por vezes com patinas iridescentes amarelo-pardas. Apresenta-se com frequência em cristais cúbicos estriados, pentagonododecaédricos  e octaédricos.
 As jazidas deste mineral são abundantes, são conhecidas jazidas na Alemanha ( Rammelsberg e Meggen), na Noruega (Sulitelma), na Suécia  (Falun), em Espanha ( Navajum e Riotinto), em Itália ( Gavorrano, Bocheggiano, Niccioleta, Rio marina e em Brosso) e em Portugal destacam-se as minas de Neves Corvo e Panasqueira. 
Este mineral é explorado principalmente quando contêm quantidades economicamente rentáveis de ouro e níquel, e sobretudo para a produção de ácido Sulfúrico. Por “torração” da pirite obtém-se bióxido de enxofre, que posteriormente se oxida e é absorvido pela água. Das cinzas da pirite, que permanecem depois da torração obtém-se  cobre, ferro e aço.

 
Densidade: 5,0-5,2

Risca: Preto-Esverdeado

Dureza: 6-6.5

Sistema Cristalino: Cúbico



Pirite


Pirite


Calcopirite
É comum nos filões hidrotermais em associação com pirite e blenda. Está presente, também, em jazidas magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rara em cristais, apresenta-se unicamente em massas microgranulares ou compactas de cor amarelo-ouro ou amarelo latão, com frequência iridescente. É pesada e solúvel em acido nítrico. Têm brilho metálico ou semimetálico.
 É o mineral primário de cobre mais importante.
cristais muito bonitos procedem da Sabóia (França). As principais jazidas europeias, situam-se em Sulitjema (Noruega), Bor (Jugoslávia). Falun (Suécia), Bolzano, Vercelli e Grosseto (Itália) e em RioTindo (Huelva). Em Portugal destacam-se as minas de Neves corvo!


 
Calcopirite

Calcopirite
Calcopirite

Calcopirite




O zinco é um elemento químico de símbolo Zn, número atómico 30  com massa atómica 65,4 uma. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 12 (2 B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de humidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da corrosão.
As ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas desde á bastante tempo atrás, peças de latão datadas de 1000-1400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objectos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia. A principal aplicação do zinco é a galvanização do aço e do ferro para protegê-los da corrosão. Ele também pode ser usado em protectores solares, em forma de óxido, pois tem a capacidade de barrar a radiação solar.
O zinco é um elemento químico essencial para a vida pois intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a actividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, intervém nas percepções do sabor e olfacto e na síntese do ADN. Foi descoberto pelo alemão Andreas Sigismund Marggraf em 1746.





Zinco


Zinco ( Pormenor)

Outro topico sobre as Minas de Neves Corvo
Minerio de calcopirite


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »