Turmalina

A Turmalina é de todas as pedras preciosas conhecidas a que apresenta a maior variedade de cores, sendo quase qualquer tonalidade aparentemente possível, embora as pedras cor-de-rosa e verdes sejam as mais populares.
      Mineral característico das pegmatites e dos greisen. Está presente como mineral acessório em rochas eruptivas e metamórficas.
      Apresenta-se em cristais prismáticos alongados e estriados verticalmente, e em massas e agregados fibrosoradiais, de cor preta, parda, azul, vermelha, verde, rosa, incolor entre muitas outras. É duríssima, pesada, insolúvel e com fusibilidade variável em função do conteúdo de ferro e magnésio. Muitos cristais apresentam polaridade, o que significa que a cor, as propriedades eléctricas e forma do cristal são diferentes nos dois extremos do cristal. Esta variação fascinante acontece devido à complexidade da estrutura e da química da turmalina.
      A turmalina é altamente pleocrómica, podendo a cor mais intensa ser apreciada ao longo do comprimento do cristal. Algumas turmalinas verdes e azuis apresentam-se negras quando vistas segundo esta direcção, pelo que é importante orientar correctamente o mineral bruto aquando a lapidação das gemas . É utilizada no fabrico de manómetros de alta precisão devido ao seu fenómeno de piezoeletricidade.
      As variedades mais bonitas provêm de Minas Gerais (Brasil), dos Urales (Rússia), do Sri Lanka, de Moçambique e de Madagáscar. Em Itália encontram-se  cristais particularmente bonitos na ilha de Elba, Como, Novara, Sondrio e Bolzano. Em Espanha, a Turmalina Negra é muito abundante na Catalunha.


Aqui ficam dois exemplares de turmalina Negra, e dois exemplares de turmalina verde que possuo:





 




Share this

Related Posts

Previous
Next Post »