Água Marinha



O nome água-marinha deriva da sua coloração azul, muito semelhante á tonalidade do mar.
Este mineral é uma variedade de berilo, tal como a esmeralda, a morganite e o heliodoro, tendo por consequência, as mesmas características, á exceção da cor.
Uma particularidade bastante atraente da água-marinha é o seu pleocroísmo, ou seja, os seus cristais adquirem tons distintos consoante o ângulo segundo o qual são contemplados.



Dureza:
7,5-8
Densidade: 2,63-2,80
Risca: branca
Fórmula química: Be3Al2Si6 O18
Classe: VIII- ciclossilicatos
Cor: azul-marinho (causado pela presença de impurezas de ferro)
Brilho: vítreo
Clivagem: basal perfeita
Fratura: concoidal
Tenacidade: frágil
Sistema: hexagonal
Hábito: prismático a tabular, apresenta-se frequentemente em cristais isolados, em forma de prisma hexagonal alongado. É um mineral leve e muito rico em inclusões.
Ocorrência: pegmatitos, drusas de pegmatitos, xistos micáceos e filões hidrotermais de calcite.
Minerais associados: feldspato, quartzo, calcite, moscovite, turmalina negra.
Minerais semelhantes: apatite (é muito mais mole)
Usos: os exemplares coloridos são sobretudo utilizados na joalharia. Quando os cristais se mostram opacos e não têm interesse gemológico, são utilizados na indústria nuclear e na criação de ligas leves de alta resistência.
Jazidas importantes: Madagáscar, Maine (EUA), Minas gerais (Brasil), Craveggia (Itália), Montes Urais (Rússia), Afeganistão.


Índice de refração: 1,568-1,602
Dispersão: 0,004-0,010

Devido ao elevado preço alcançado pelas suas gemas, a procura por substitutos cresceu exponencialmente, entre os quais se pode salientar a espinela azul sintética (ao qual se chama água-marinha sintética) o topázio azul (água-marinha do Nerchinsk) e aos zircões tratados para receberem a tonalidade azul (água-marinha do Sião).


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »