O que é um mineral?

O que é um mineral?


Um mineral é uma substância inorgânica natural, de consistência sólida (exceção do mercúrio), estruturalmente homogénea (todas as suas partículas têm uma constituição idêntica em qualquer ponto da sua massa) e composição química bem definida, variável dentro de certos limites. Nesta sua constituição química pode figurar um único elemento, como o diamante (C) e o ouro (Au), ou vários, como o quartzo (SiO₂) e a barite (BaSO4).

Os minerais são também o material que forma a litosfera (camada rochosa que compõe a parte externa da terra) e os corpos rochosos provenientes de fora do nosso planeta (meteoritos).

É importante salientar que nenhum material que tenha sido concebido pelo Homem, ou por qual quer ser vivo, pode ser considerado mineral, como por exemplo o vidro e as pedras preciosas sintéticas ou as pérolas e o âmbar.

Destaco também que as rochas não pertencem ao grupo dos minerais, uma rocha é formada por uma mistura variável de substâncias, ou seja uma rocha é um agregado de minerais (por exemplo o granito).

A ciência que se dedica ao estudo dos minerais é a mineralogia.


Continuação:
1- O que é um mineral?
2- Características dos minerais: Dureza e escala de Mohs
3- Características dos minerais: Risca ou traço

4- Características dos minerais: Brilho
5- Características dos minerais: Cor
6- Características dos minerais: Densidade ou Peso Específico
7- Características dos minerais: Clivagem e Fratura  

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »